Venha conhecer a sua comunidade...
Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2009
Gandufe
 

   Na origem do nome Gandufe, parece estar ligado a um indivíduo da Idade Média chamado Gundulfus ou Gundulfo, que possuia uma propriedade que se denominava vila Gundulfi. O nome do proprietário passou ao terreno e com o tempo deu origem a Gundufe ou Gondufe e mais tarde Gandufe.

     O largo de Stª. Maria é o palco das festas que se realizam todos os anos no final do mês de Maio em honra de Nª. Srª. dos Verdes

Gandufe era atravessada por uma estrada romana   que partia de Viseu em direcção a Seia. A prova disto é a existência de uma ponte romana que se encontra no local do Tinto.

O Tinto, o local mais a sul da povoação, segundo os mais antigos, terá o seu nome ligado a uma tinturaria que em tempos lá terá existido.  

É a maior povoação da freguesia em área e população.

Uma torre de carácter militar, faz parte do património histórico desta povoação. A forma como foi construída, o travado das silharias, leva-nos a crer tratar-se de uma torre da época medieval e terá sido solar e habitação dum senhor pertencente a uma classe privilegiada. Segundo a lenda, terá sido seu possuidor o Gondufão, pessoa importante com poder para além do extinto concelho de Senhorim.

Em 6 de Novembro de 1836, por decreto, Gandufe deixou de pertencer ao concelho de Senhorim e foi anexada ao concelho de Mangualde.

Segundo a lenda, depois de uma grande seca que se fez sentir na região, as pessoas recorreram a Nª. Srª. para que lhes valesse e olhasse

pelos seus campos. A prece foi ouvida e veio a chuva fertilizando os campos e salvando as culturas. Em agradecimento a Nª. Senhora, erigiram-lhe uma capela a que deram o nome de Nª. Srª. dos Verdes, por ter tornado verde todos os campos, fonte de rendimento para o sustento das famílias.

A seguir à Igreja Paroquial é a maior igreja da freguesia, e possui um bonito altar em talha. Possuía também um relógio com funcionamento através de mecanismos no interior da sua torre, é pena que hoje só exitam vestígios.

 



publicado por Espinho 2009 às 00:00

Visite...

Abadia de Espinho

Água-Levada

Alcafache-Gare

Espinho

Gandufe

Outeiro de Espinho

Póvoa de Espinho

Vila Nova de Espinho

blogs SAPO