Venha conhecer a sua comunidade...
Terça-feira, 24 de Fevereiro de 2009
Abadia de Espinho

A Igreja constituiu outrora uma rendosa abadia de que era donatária a Casa de Belmonte e o seu padroeiro ainda hoje é S. Pedro. A sua capela-mor foi construída em 1770, conforme inscrição e a Igreja possívelmente nos séculos XVII ou XVIII. Uma nobre casa solarenga de vastos salões e largos jardins, com o passal adjacente, faziam da Abadia de Espinho, pela sua extensão e riqueza, uma das melhores propriedades da região. Na década de 1950, as obras feitas na Igreja retiraram-lhe o seu traço original. A sua porta gótica manteve-se até aos dias de hoje, o mesmo não acontecendo ao seu altar em talha dourada. Hoje, após obras de restauração, foi reconstruído, restaurado e recolocado o antigo altar em talha dourada até então guardado no coro da Igreja.

Tendo como cenário de fundo os montes da Serra da Estrela, era um local de sonho que serviu de inspiração a Camilo Castelo Branco. De facto, foi este o cenário utilizado por Camilo Castelo Branco no seu romance "O Retrato de Ricardina". O sítio da fonte onde Ricardina colocava as cartas para o seu amado Bernardo Moniz, ainda hoje existe, embora seja propriedade privada, vendido por força da legislação da 1ª República.

Segundo o estudo das Inquirições de D.Afonso III em 1258, às povoações de Espinho era lhes dado o direito de, por si, escolherem os párocos para as suas igrejas.

Geográficamente situada no centro da paróquia, todos os Domingos aqui se reunem as pessoas para a Eucaristia celebrada pelo pároco Pe. Raimundo.

Todo o centro da Abadia de Espinho, que inclui a Residência Paroquial e a Igreja Paroquial, está restaurado, o pavimento em paralelo com parques de estacionamento feitos pela Junta de Freguesia e no passado Natal a Câmara iluminou a Igreja com holofotes, oferecento uma visão bastante agradável.
 
O   Cemitério, o Campo de Futebol da Freguesia e o Centro Social, onde funciona a sede da Junta de Freguesia, situam-se na Abadia.

 As Gravuras Rupestres fazem também parte da história desta Abadia. Situadas junto ao rio, onde outrora existira um moinho, poderão encontrar as gravuras rupestres numa rocha. Chamamos a atenção para o facto de momento não serem fáceis de visualizar. 



publicado por Espinho 2009 às 16:05

Visite...

Abadia de Espinho

Água-Levada

Alcafache-Gare

Espinho

Gandufe

Outeiro de Espinho

Póvoa de Espinho

Vila Nova de Espinho

blogs SAPO