Venha conhecer a sua comunidade...
Segunda-feira, 23 de Fevereiro de 2009
Água-Levada
 
Atravessada pela linha férrea da Beira Alta e perto da Estrada Nacional nº 234, Água-Levada é a segunda maior aldeia da freguesia. S.João é o seu padroeiro cuja festa se celebra a 24 de Junho.
Conta com mais de 60 famílias que se distribuem desde a actividade agrícola até à actividade industrial.
 
Não se sabe ao certo a origem do nome Água-Levada. Existem várias versões mas publicaremos apenas a que nos parece mais credível. "Água", pela abundância outrora deste precioso líquido. "Levada", como no Verão a água nos poços escasseava, o ribeiro era a única solução para a rega das sementeiras que servia de sustento às famílias, construindo para o efeito pequenas represas e canais que levavam a água para os campos, daí que a "água" era "levada".

Outrora fora povoada pelos Muçulmanos, existindo ainda alguns vestígios dessa época, nomeadamente, as campas dos mouros. Existem duas sepulturas antropomórficas, abertas na rocha, vulgarmente chamadas de campas. Quanto à sua cronologia, as opiniões dividem-se. Para uns, pertencerão ao período mediévico, para outros serão mais remotas, pré-romanas, havendo ainda quem as considere da época romana ao até mesmo post-romano.Restam apenas 3 ainda intactas, outras foram destruídas por pensarem estarem lá soterrados tesouros. Restam também alguns vestígios de moinhos de água situados ao longo do ribeiro.

 

A SIAF, empresa do Grupo Sonae situada nos limites da povoação, com actividade na área dos aglomerados de madeira, tem ao longo dos anos provocado a poluição do ar, do rio e até sonora, diminuindo a qualidade de vida destas gentes.

 


publicado por Espinho 2009 às 16:15

Visite...

Abadia de Espinho

Água-Levada

Alcafache-Gare

Espinho

Gandufe

Outeiro de Espinho

Póvoa de Espinho

Vila Nova de Espinho

blogs SAPO